SÍNDROME DE PETER PAN » La Grandiosa - Cadena de Radio más grande de la  Mixteca

Peter Pan era o menino mágico que não queria crescer. Afinal de contas, por que crescer rodeado de homens violentos como Capitão Gancho e fadas bondosas e ilusórias como Sininho? Ou sendo constantemente lembrado que o tempo roubou de você o vigor, a ingenuidade e até o ânimo, tal como um crocodilo ou dragão do caos?

Por trás de todo homem imaturo (aquele que não aceitou a mortalidade e as responsabilidades sociais) existe uma criança que não se desenvolveu, provavelmente amarrado ao complexo materno ou tendo o pai como uma sombra excluída que persegue e enfraquece sua energia vital. Um homem que cresceu admirado pelos encantos da mãe e não aderiu as provocações de mulheres maduras, viver a sonhar fantasias, sofre com idealizações múltiplas e compulsões masturbatórias para evitar conflitos inconscientes. Essas compulsões vão desde a repetições de padrões de resposta a mulheres, ao próprio hábitos sexual, podendo ser verificado até na alimentação.

Como não conseguiu responder às provocações com sucesso, recorre às defesas primitivas de negação, apego e mutismo. Os sinais mais claros do homem criança são a incapacidade de trabalhar por muito tempo, falta de vontade (pois a mãe exerceu e provavelmente exerce um vampirismo constante, protegendo em demasia e impedindo as deventuras da realidade); vício em pornografia (fetichização, idealização da mulher como puro objeto de gozo não ambivalente; fácil frustração e baixa resistência.

Homens criança guardam mágoas e facilidades da infância as quais recorre em momentos de dificuldade. A história sempre se apresenta a ele como desculpa : ” isso aconteceu porque era assim”. Não raro vai falar da própria mãe.

A dificuldade em estabelecer relacionamentos amorosos duradouros também é uma fonte de sofrimento, pois estes adultos ou adolescentes tardios sempre irão buscar uma mulher poderosa, que tudo provê, que o “amamenta” de ilusões. É um trágico barramento para o ego e a busca da individuação. É como se a jornada do herói fosse quebrada antes mesmo dos primeiros desafios e o mestre que geralmente profetiza ou sustenta o desenvolvimento de habilidades, furtasse da tarefa a ele dada, sendo ausente ou indiferente.

Homens criança, com a exceção de casos psiquiátricos severos, por via de regra, nascem de relações familiares tóxicas não elaboradas. Mães super protetoras e pais fracos. Um feminino potente e um masculino esvaziado. Obviamente alguns conseguirão desviar desse caminho com conscientização das suas relações e apoios de outros núcleos sociais. A psicoterapia é de grande relevância no tocante a esse objeto. Outros, no entanto, optarão pelo conforto e a segurança materna complexada. Antes que o condenemos como vitimistas ou apáticos lembremos dos mecanismos sociais diversos que reforçam papeis disfuncionais e manutenção de padrões doentios no bojo familiar, complicando a tarefa da individuação e amadurecimento subjetivo.

Como transcender as amarras desses padrões comportamentais?

Tomar uma atitude frente a vida, reconhecendo suas fraquezas e não as utiliazando como desculpa para não agir.

Ressignificar suas relações familiares, se há o aprisionamento ou o trauma este precisa ser escutado, elaborado para desatar os nós do desenvolvimento

Colocar um ponto final em hábitos não saudáveis na medidaem que se toma consciência das motivações inconscientes das práticas masturbatórias.

Aceitar o trágico do destino: o fato da realidade não atender por inteiro nossas expectativas nos lançando ainda em verdadeiros perigos, não torna ela algo insuportável. O heroi que merece esse nome é provado até as últimas consequências e se fortalece na medida que aprende e experimenta os fracassos Não evite os fracassos.

Eliminar a quantidade infinita de possibilidades. Descubra logo o seu propósito com a ajuda de profissionais e pare de se afundar nesse mar de ideias sem profundidade. Um caminho só é o que precisa.

Enfrentar os medos é necessário. E há uma diferença entre amar uma mulher e adorá-la. No primeiro caso você admira e reconhece sua força. No segundo caso você a coloca num nível de superioridade inquebrável, restando apenas a abaixar a cabeça e viver em prol dessa mamãe fantasiada.

Deixe um comentário

Tendência